Os criadores de "Falcão e o Soldado Invernal" contaram 13 curiosidades sobre os bastidores da série

Para as viúvas de Sam e Bucky.

Já estamos sentindo falta de "Falcão e o Soldado Invernal", série da Marvel disponível no Disney+.

Julie Vrabelová/Marvel Studios

Como sextar sem episódio novo?

Conversamos com o criador e roteirista da série, Malcolm Spellman, e a diretora, Kari Skogland, para recapitular a temporada e descobrir mais detalhes sobre a produção da série.

BuzzFeed

Publicidade

Aqui estão algumas curiosidades dos bastidores que eles compartilharam com a gente. 🚨 CUIDADO, spoilers de "Falcão e o Soldado Invernal" por aqui! 🚨

1. Malcom sempre quis que Sam se tornasse o Capitão América.

Disney+/Marvel Studios

Depois de entregar o escudo e o título de Capitão América ao governo dos Estados Unidos no início da série, no episódio final, é revelado que Sam vai assumir o cargo de Capitão América, assim como Steve Rogers desejou no final de "Vingadores: Ultimato". "A gente queria que ele fosse Capitão América", afirmou Malcom, "mas também queria que fosse uma jornada muito, muito difícil para ele."

Publicidade

2. O envolvimento de Malcom em "Falcão e o Soldado Invernal" começou em 2018, e ele encarou uma boa disputa para ser o showrunner da série.

Alberto E. Rodriguez / Via Getty Images for Disney

"Tive que matar muita gente pra conseguir entrar no projeto! Brincadeira, foi uma competição. Eu sabia o que queria fazer, principalmente com Sam, desde o momento em que foi divulgado. Daí fiz reuniões com a Marvel várias vezes, até que eles escolhessem o roteirista que achavam que estava mais inspirado."

3. Malcolm se inspirou na maneira como os filmes retrataram Sam, Bucky e o relacionamento entre os dois.

Walt Disney Studios Motion Pictures

Ele também falou que a série desenvolveu o relacionamento de Sam e Bucky, como já vimos em outros filmes do MCU. "Eles são como fogo e gelo. Sam reage com espontaneidade e intuição, e Bucky é mais frio e calculista. Todo mundo viu o clipe de 30 segundos de 'Capitão América: Guerra Civil' em que eles brigam por causa da posição do assento de Sam no carro. Essa química foi nosso ponto de partida."

Publicidade

4. Sam era o personagem que Malcom mais gostava de escrever.

Julie Vrabelová/Marvel Studios

"Eu amava escrever para todos os personagens, mas Sam era especial para mim. Ele foi o principal motivo de eu entrar no projeto! Fazer um homem preto se tornar o Capitão América é importante demais, e o momento é mais do que propício pra isso.

Meu sobrinho cresceu quando o Obama era presidente e usava fantasias do Pantera Negra quase todos os dias. Essas imagens são muito poderosas, não apenas para aqueles que se parecem com o Sam, mas também para aqueles que não se parecem com ele. Agora, eles sabem que tudo é possível."

5. E a sua cena favorita é a do discurso que Sam fez para o Senador no sexto episódio!

Eli Adé/Marvel Studios

"Quero ser diplomático, porque todos os roteiristas trabalharam em todos os episódios! A parte favorita que eu escrevi, por exemplo, saiu no episódio de outra pessoa. Mas posso dizer que foi o discurso de Sam, no 6º episódio. Passei horas no telefone criando o discurso com Anthony para que ele ficasse vibrante e atual. Foi a cena que mais gostei de escrever porque pude trabalhar nisso ao lado de Anthony."

Publicidade

6. Malcom queria que a série refletisse aspectos da experiência de vida de americanos pretos nos tempos atuais.

Chuck Zlotnick/Marvel Studios

Quando questionado sobre os motivos de ter escolhido colocar personagens pretos e suas histórias em "Falcão e o Soldado Invernal", Malcom disse que sempre teve a intenção de escrever uma história focada na experiência de pessoas pretas nos Estados Unidos, além de ter se inspirado no material de origem da série. "Isso já estava nos quadrinhos, foi o motivo pelo qual eu quis entrar no projeto, e a Marvel topou desde o início."

7. Em especial, ele amou assistir às cenas estrelando Anthony Mackie e Carl Lumbly, que interpretam respectivamente Sam Wilson e Isaiah Bradley (um super soldado aposentado).

Disney+/Marvel Studios

"Eu fiquei muito emocionado com aquelas cenas e assistir de novo foi um momento transcendental para mim. Meu queixo caiu, porque eu não conseguia acreditar que estava assistindo e que pude fazer parte daquilo."

Publicidade

8. Ele ficou super impressionado com a maneira como o seu roteiro foi adaptado para as telas.

Chuck Zlotnick/Marvel Studios

"Os atores conseguem colocar camadas que eu nunca imaginaria às cenas! Kari e sua equipe elevaram as cenas para além da minha imaginação. Eu achava que tinha uma imaginação fértil, mas olha o que essas pessoas conseguem fazer! Elas recebem um conceito, mas não dá pra acreditar que elas fazem ISSO! Tudo superou as minhas expectativas."

9. Kari se inspirou em diretores como David Lean, Brian De Palma e Richard Donner.

Columbia Pictures/Paramount Pictures/Warner Bros. Pictures

"Eu fiz uma grande pesquisa sobre filmes parecidos antes de dirigir a série. Queria que tivesse uma forte atmosfera cinematográfica, mas também incluísse momentos íntimos, então assisti a tudo, desde David Lean até 'Sem Destino', 'Os Intocáveis' e 'Máquina Mortífera'. A gente estava muito dentro do paradigma dos parceiros policiais, e eu busquei inspiração em obras e atuações cinematográficas."

Publicidade

10. Ela também maratonou vídeos de esportes radicais!

Oliver Furrer / Via Getty Images

"Eu comecei a gostar muito de assistir a equipes de esportes radicais que fazem salto de paraquedas e wingsuit (um macacão inspirado no esquilo-voador para voos individuais). Fiquei muito inspirada com isso, e acabamos colocando pequenas câmeras nas roupas da equipe quando as pessoas pulavam dos aviões."

11. Sebastian, Anthony e Daniel sempre faziam Kari rir durante as filmagens.

Chuck Zlotnick/Marvel Studios

"Anthony, Sebastian e Daniel são muito engraçados, então era muito divertido assistir às suas gracinhas nos monitores. A gente fez muitas cenas improvisadas porque eu queria capturar a amizade autêntica entre os membros do elenco. Foi muito divertido!"

Publicidade

12. Os atores fizeram a maior parte das cenas de ação, exceto as mais extremas, realizadas por dublês profissionais.

Disney+/Marvel Studios

"Eu nunca deixo os atores fazerem coisas demais. Se eles se machucam, toda produção pode ficar comprometida. O elenco de 'Falcão e o Soldado Invernal' queria muito fazer suas próprias cenas de ação. Anthony, Sebastian, Emily e Erin treinaram as coreografias por meses. As cenas de lutas são planejadas com bastante antecedência para sabermos quando chamar os dublês, mas os atores fizeram o máximo que permitimos."

13. E, por último, Daniel improvisou cenas hilárias e a dancinha de Zemo na cena da casa noturna.

Disney+/Marvel Studios

"A gente improvisou muito no set de filmagem", afirmou Kari. "Isso foi muito importante porque eu realmente espero que os atores tragam algo que não está escrito. Às vezes, os atores fogem do roteiro. É quando as coisas fantásticas acontecem! Tive a sorte de trabalhar com atores que refletem muito sobre seus personagens. Aí é só selecionar. Algumas coisas não conseguimos aproveitar, mas muitas usamos!"

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja mais:

Você vai pegar o Falcão ou o Soldado Invernal?

10 Caminhos que o Universo Cinematográfico da Marvel pode seguir a partir de agora

Sam Wilson é o primeiro Capitão América preto do MCU

Publicidade

Veja também