Saiba como ajudar moradores das cidades afetadas pela chuva no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul precisa de você!

O Rio Grande do Sul passa por um momento difícil devido às intensas chuvas e enchentes na região, que já é considerada a maior crise climática do Estado. Diante disto, diversas instituições estão se mobilizando para arrecadar doações para às famílias afetadas, aceitando desde transferência via PIX até itens básicos, como alimentos e produtos de higiene.

Pensando em facilitar o acesso à informação para aqueles que querem ajudar e não sabem como proceder, o BuzzFeed preparou uma lista com instituições que estão recebendo os recursos e auxiliando as vítimas:

Correios

As agências dos Correios dos estados de São Paulo, Paraná e de parte do próprio Rio Grande do Sul, estão recebendo doações e as transportando gratuitamente para as vítimas afetadas pelas chuvas.

Os clientes podem buscar informações por meio da Central de Atendimento, pelo telefone 0800 725 0100, de segunda à sexta, de 8h às 20h e aos sábados de 8h às 14h.

Publicidade

Ação da Cidadania

A ONG, que tem seu em seu foco o combate a fome, também está arrecadando recursos e se disponibilizando para ajudar a região.

Você pode doar via Pix e se informar pelo site www.acaodacidadania.org.br.

Federasul (Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul)

A Federasul (Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul), junto com suas entidades afiliadas, se mobilizaram e também se juntaram para auxiliar as vítimas das chuvas com a Campanha Solidária. O objetivo é arrecadar fundos para comprar itens fundamentais para as famílias desabrigadas.

As doações podem ser feitas por Pix, pela chave [email protected]. Mais informações pelo site www.federasul.com.br.

Publicidade

GRAD (Grupo de Resposta a Animais em Desastres)

O GRAD, que é um grupo de voluntários que tem o objetivo de promover ajuda humanitária aos animais e pessoas em circunstâncias de vulnerabilidade em desastres e comunidades, está direcionando os recursos para o resgate de animais:

"No dia 02 de maio, realocamos quase 100 animais na região de Esteio e São Sebastião do Caí. Os pedidos por resgates não param de chegar, mas muitas áreas continuam inacessíveis. Precisamos aumentar nossa equipe a campo e estamos solicitando apoio de embarcações a motor para salvar o maior número de animais possível."

Vocês podem doar via Pix: 54.465.282/0001-21 ou se informar pelo site www.gradbrasil.org.br/.

Defesa Civil do Estado

Para doações de mantimentos como colchões, cobertores e roupa de cama, água potável, cestas básicas fechadas e entre outros, vocês podem entrar em contato com a Defesa Civil, na cidade de Porto Alegre.

O Centro Logístico da Defesa Civil Estadual fica localizado na Avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre. Das 8h às 18h. Telefone: (51) 3210-4255

Você também pode buscar mais informações pelo site www.defesacivil.rs.gov.br.

Publicidade

Governo do Rio Grande do Sul

O governo do Estado disponibilizou um canal para receber doações, com a conta SOS Rio Grande do Sul, em que todos os recursos serão utilizados para às vítimas das enchentes e reconstrução da infraestrutura das cidades.

A chave Pix é pelo CNPJ: 92958800000138

Movimento União BR

Você também pode ajudar pelo Movimento União BR, que além de recursos financeiros através do Pix, também está recebendo mantimentos gerais, como cobertores, alimentos e água.

Todas as informações podem ser encontradas no site www.movimentouniaobr.com.br.

Publicidade

Procure pontos de doação na sua cidade!

Além das entidades e instituições citadas aqui, procure outros meios de ajudar: seja por outras instituições ou até mesmo locais físicos na sua cidade. Toda ajuda é bem-vinda e extremamente necessária neste momento!

Fiquem atentos e se informem sobre os alertas e locais afetados pelo site da Defesa Civil.

Veja também